Tâmara Seca – Saiba mais sobre seus benefícios para o corpo

Por : | 3 Comentários | em : 11/03/2014 | Categoria: : Notícias

Tâmara

Tâmara é um alimento muito importante no Médio Oriente, em especial nas zonas mais desérticas, devido à escassez de alimentos. Este fruto é muito rico a nível nutricional, tem enormes benefícios na saúde, conheça as fantásticas propriedades este alimento.

É altamente nutritiva devido à sua composição rica em proteínas, açúcares, sais minerais, vitaminas principalmente a vitamina C, fibras, potássio, ferro e cálcio. Além de 72% de sua composição se de hidratos de carbono simples e complexos, o que faz deste fruto um alimento muito energético, seno um alimento ideal, para desportistas, crianças e trabalhos enérgicos.

 

 

Benefícios do Tâmara Seca

  • Minerais

Os minerais são importantíssimos no nosso organismo, a tâmara ajuda a manter os níveis necessários. Os sais minerais são fundamentais e ajudam a manter o equilíbrio de fluidos, controlar a contracção muscular, o transporte do oxigénio para a parte muscular e regular o metabolismo energético do organismo.

 

  • Açúcares complexos

Devido à sua composição de açucares complexos, permite que o organismo tenha um metabolismo lento e demorado. Assim é uma propriedade muito interessante para quem pratica esforço físico ou mental muito prolongado, onde é exigido enorme resistência.

 

  • Vitaminas

As tâmaras para além da já referida vitamina C, também é rica em vitamina B5, que proporciona efeitos tranquilizantes e relaxantes, criando um bem-estar e funcionando muito bem como um anti-stress. Também é um fruto óptimo para que sofre de insónias ou tem dificuldades em dormir, isto porque tem na sua composição triptófano que estimula a formação de melatonina de moda a contribuir para ter um sono tranquilo e descansado.

 

  • Celulose e frutose:

O seu valor deve-se em grande parte a composição em celulose e frutose, que são recomendadas para situações de mau funcionamento da flora intestinal, pois funcionam como um ligeiro laxante.

 

  • O ferro

É também um nutriente que compõe a tâmara, é recomendado para quem padece de problemas hepáticos e anemias.

 

  • Potássio

Importante para preservar os nossos ossos, pois ajuda a manter a estrutura óssea. Regula e mantém a pressão sanguínea. Mas tenha sempre em atenção que o potássio é eliminado do corpo sem risco de toxidade para as pessoas que não tenham problemas renais. Pois para as pessoas com função renal anormal devem, monitorizar a ingestão porque podem não ser capaz de eliminar a quantidade adequada.

 

Tâmara

 

Quantidade recomendada de Tâmara Seca

De acordo com especialistas, para obter todos os nutrientes dessa fruta o consumo diário deve ser de 3 tâmaras.

 

 

Valor Nutricional – Tâmara

1 Unidade    
Calorias 23    kcal
Proteínas 0,20 g
Carboidratos 6,23 g
Gorduras 0,03 g

 

 

Fonte:  Barra de Cereal

 

Gostou dos benefícios da Tâmara Seca? Logo você poderá conferir aqui, várias receitas deliciosas com essa Fruta.    

  1. Por Lia Mara em 07/12/2014

    Comprei por curiosidade, no momento não conhecia nada sobre a Tamara, estou contente e esperando que me ajude nos ossos e pressão sanguínea, não entendi muito sobre este assunto.
    De qualquer forma estou contente com minha descoberta nova.
    Obrigada
    Lia

  2. Por Sonia em 23/01/2015

    Adora tâmaras em calda, eu faço. Não sabia que tem tantos beneficios, grata Sonia.

  3. Por Sonia em 23/01/2015

    Adoro tâmaras em calda, eu faço. Não sabia que tem tantos beneficios, grata Sonia.

Enviar um Comentário


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress