‘Pirulito eletrônico’ que simula efeito de drogas

Por : | 0 Comentários | em : 27/01/2014 | Categoria: : Destaques, Notícias

Eye_Candy_web

Criadores Britânicos, lançaram o Eye Candy é um pirulito que transmite estímulos elétricos para a língua. Por meio de um conceito chamado de ‘substituição sensorial’, ao chegarem ao cérebro os estímulos não-visuais aplicados na língua se transformariam em imagens e outras sensações.

O comprador pode escolher entre seis tipos de ‘drogas eletrônicas’, cada uma prometendo um efeito diferente, como relaxamento, meditação e aumento da sociabilidade.

Segundo a página, a simulação dos efeitos da maconha, da cocaína e do ópio acontecem porque as batidas sincronizam as ondas cerebrais para os usuários sentirem-se eufóricos, sedados ou para terem alucinações.

Risco

Segundo Dartiu Xavier da Silveira, psiquiatra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) especializado no tratamento de dependências adverte que “é possível que esses sons façam o que prometem. Sabemos que há uma série de estímulos que alteram o mecanismo cerebral, como acontece com a hipnose. Mas ainda é cedo para sabermos as conseqüências desse tipo de experiência na internet, já que é algo muito novo”.
Pelo fato de os efeitos serem desconhecidos, Silveira não é um entusiasta desse tipo de simulador que, segundo ele, pode viciar. “É uma alternativa menos lesiva que a droga química, mas definitivamente não é benéfica, porque manipula a consciência do usuário”, afirma, lembrando das mensagens subliminares. “É possível que esses programas comecem a passar mensagens para os internautas, sem que eles se dêem conta disso.”

eyecandyh

Enviar um Comentário


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress