Pinhão – Saiba mais sobre seus benefícios para o corpo

Por : | 0 Comentários | em : 04/03/2014 | Categoria: : Notícias

Pinhão

pinhao planta

Pinhão 2

 

Pinhão é a semente da araucária, árvore símbolo do Paraná. Muito consumido na época fria do ano o pinhão é uma semente de sabor acentuado, macia, e muito apreciada.

Além de ser saborosíssimo, o pinhão possui diversas propriedades nutricionais. Ele é rico em ferro, manganês, zinco, fósforo, magnésio e cálcio, e também contém quantidades significativas das vitaminas do complexo B e vitamina C, além de fibras e proteínas.

  

Pinhão

 

 

Benefícios do Pinhão

  • Estudos indicam que o consumo regular de pinhão ajuda a prevenir doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, ajuda a controlar o diabetes e o colesterol. Também é útil para quem tem problemas de osteoporose e descalcificação. É também um ótimo alimento para a nutrição cerebral, graças a quantidade de zinco e vitaminas do complexo B que ajudam a nutrir as células do sistema nervoso central.

 

  • Apetite

É um fato pouco conhecido que ps pinhões podem ativamente eliminar a sensação de fome, graças a um hormônio chamado colecistoquinina (CCK). Para complementar isso, os pinhões também são uma boa fonte de fibras dietéticas, o que dá uma sensação de plenitude depois de comer. Esta sensação de saciedade de longa duração vai torná-lo menos provável que comer entre as refeições. A única porção de pinhões pode fornecer cerca de 20% da quantidade diária recomendada de fibras.

 

  • Vitamina K

Não é uma vitamina particularmente conhecida, mas é usada pelo corpo para manter os ossos saudáveis, bem como regular o processo de coagulação do sangue e ajudar a melhorar a circulação. Pode ser particularmente benéfica para as mulheres, visto que a vitamina K pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais. Uma porção de 1 copo pode conter cerca de 70 mcg, que é de 90% da quantidade diária recomendada.

 

  • Rica em proteínas

De especial interesse para os vegetarianos, os pinhões são uma boa fonte de proteínas, contendo cerca de 1 / 3 da quantidade necessária a cada dia em apenas uma única porção. A proteína é o bloco de construção de quase todas as partes do corpo, incluindo o cabelo, unhas, cartilagens, músculos e pele. Assim, uma boa fonte de proteína saudável é essencial para um corpo saudável.

 

  • Cheio de Minerais

Os Pinhões são repleto de minerais que têm uma série de benefícios à saúde. O magnésio é utilizado para ajudar a converter alimentos em energia. Ele também desempenha um papel importante na formação e manutenção de dentes e ossos saudáveis. Também é vital na regulação da pressão sanguínea, por isso, pode ajudar a reduzir as chances de ataques cardíacos e derrames. Uma porção de pinhões contém cerca de 85% de sua quantidade diária recomendada.

O manganês é um mineral que ajuda a metabolizar gorduras e carboidratos em energia, que tem benefícios óbvios para aqueles que estão interessados ​​em perder peso. Também é usado para regular o açúcar no sangue. Uma porção de pinhões contém quase 600% da sua ingestão diária recomendada.

Assim, parece que além de seu alto teor calórico, os pinhões podem oferecer muitos benefícios à saúde, se comidos em moderação. Eles estão disponíveis em lojas de alimentos saudáveis ​​e supermercados, e são convenientes o suficiente para transportar como um lanche à mão para beliscar ao longo do dia.

 

 

 Quantidade recomendada de Pinhão

Para atingir as necessidades diárias dos nutrientes que o pinhão possui, a indicação é consumir de 6 a 10 unidades por dia.

 

 

Valor Nutricional – Pinhão

100 g Porção 1 unidade
Calorias 177    kcal 26,55 kcal
Proteínas 3,31   g 0,5    g
Carboidratos 37,95 g 5,69  g
Gorduras 1,26   g 0,19  g

 

 

 

Fonte: Alimentação Saudável / i-Legumes

 

Gostou dos benefícios do Pinhão? Logo você poderá conferir aqui, várias receitas deliciosas com essa semente.    

Enviar um Comentário


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress