Louro – Saiba mais sobre seus benefícios para o corpo

Por : | 0 Comentários | em : 29/04/2014 | Categoria: : Notícias

????????????????????????????????????????

 ????????????????????????????????????????

Os benefícios de saúde do óleo essencial de louro podem ser atribuídos às suas propriedades antissépticas, antibióticas, antiespasmódicas, antinevrálgicas, analgésicas, aperitivas, adstringentes, colagogas, emenagogas, febrífugas, inseticidas, sedativas, estomáquicas, sudoríficas e tónicas. Este óleo é extraído por destilação a vapor das folhas frescas do louro, cujo nome científico é Laurus Nobilis. Os principais constituintes do óleo essencial do louro são alfa pineno, alfa terpineol, beta pineno, chavicol, acetato de geranil, eugenol, limoneno, linalol, metil chavicol, mirceno e neral. O loureiro é uma árvore nativa da Ilhas do Mediterrâneo a partir de onde se acredita ter se espalhado para outras partes do mundo. O louro ocupou um lugar importante na Roma e Grécia Antiga, tanto nas suas culturas, religiões e nos seus medicamentos.

 

 

 

Benefícios do Louro  

  • Antisséptico

As feridas não devem ser ignoradas, mesmo quando parecem pequenas, principalmente quando são feitas por objetos de ferro, enferrujado ou não, ou objetos sujos ou impuros. As feridas são muito propensas a tornarem-se sépticas ou contraírem o tétano, resultando em graves convulsões, câimbras, falta de ar, raiva e mesmo insanidade. A propriedade antisséptica deste óleo protege-as feridas contra infecções e inibe o crescimento bacteriano, ajudando a evitar situações dolorosas.

 

  • Antibiótico

Este óleo também é conhecido pelas suas propriedades antibióticas. Isso significa, que inibe qualquer tipo de crescimento biótico (crescimento de micróbios, bactérias, fungos etc) no corpo e protege-o eficazmente contra as infecções. Há mais uma vantagem de usar este óleo como um antibiótico. É completamente seguro e não tem efeitos secundários adversos (a menos que usado em doses muito elevadas), ao contrário dos medicamentos antibióticos disponíveis no mercado que prejudicam o fígado, o coração e outros órgãos internos.

 

  • Antinevrálgico

A nevralgia é muito dolorosa e deixa quase toda a região oral, incluindo a garganta, ouvidos, amígdalas, base do nariz, laringe e faringe e as áreas circundantes com sensação de dor aguda. Ela é causada devido à compressão do nervo glossofaríngeo ou nono nervo craniano pelos vasos sanguíneos circundantes, que tendem a inchar quando estimulados como resultado de mascar, comer, rir, gritar ou qualquer outra emoção ou movimento naquela região. O óleo essencial do louro tem propriedades analgésicas e adstringentes, cada uma ajuda a aliviar a dor da nevralgia da sua própria maneira. Sendo um analgésico, reduz a sensação de dor na área afetada. Então, sendo um adstringente, que induz a contração dos vasos sanguíneos, aliviando a pressão sobre o nervo craniano, provocando o alívio imediato da dor.

 

  • Antiespasmódico

Cólicas, tosse, dores, diarreia, problemas nervosos e convulsões são algumas das doenças causadas por espasmo, que é uma contração excessiva nas vias respiratórias, músculos, nervos, vasos sanguíneos e órgãos internos. Não só causam as doenças acima mencionadas, mas às vezes também podem tornar-se fatais se forem excessivas. Por exemplo, os espasmo excessivos no sistema respiratório podem deixar alguém sem fôlego ou sufocá-lo. O óleo essencial de louro alivia os espasmos, relaxando as contrações e ajudando a evitar os perigos relacionados ou outras doenças.

 

  • Analgésico

Um analgésico, como este óleo essencial de louro, reduz a dor e é particularmente eficaz em dores resultantes de tosse e frio, infecções virais, gripes, entorse, etc. Desta forma, é melhor do que os comprimidos analgésicos disponíveis no mercado que causam danos ao coração, ao sistema digestivo e ao sistema nervoso.

 

  • Aperitivo

A perda de apetite é um problema muito comum para as pessoas que vivem nas cidades, com a pressão excessiva de trabalho no escritório, bem como em casa, uma correria sem fim por dinheiro e quase nenhum tempo para relaxar ou fazer exercício. Esta perda de apetite, eventualmente, induz deficiências agudas no corpo. Assim, um agente aperitivo pode ser uma grande ajuda nestes casos. E não há nada melhor do que um aperitivo à base de plantas como este óleo essencial de louro para ajudar a comer um sumptuoso almoço ou jantar.

 

  • Adstringente

Já lemos acima que a adstringência pode ser benéfica no tratamento de condições dolorosas como a nevralgia. Mas não é o seu único benefício. A ação principal de um adstringente é induzir as contrações nos músculos e tecidos. Estas contrações ajudam de muitas maneiras. Elas fortalecem a aderência das gengivas sobre os dentes, têm efeito de “lifting” na flacidez da pele e músculos, fortalece a preensão do couro cabeludo na raiz do cabelo evitando assim a queda de cabelo e finalmente, induz as contrações nos vasos sanguíneos ajudando assim a hemorragia a estancar.

 

  • Colagogo

O óleo de louro promove a descarga de bilis para o estômago, ajudando assim a manter o equilíbrio dos fluídos ácido e básico. A bilis é usada para desfazer moléculas complexas de alimentos e para neutralizar os ácidos em excesso lançados no estômago, o que é muito importante uma vez que este excesso de ácido pode desgastar o revestimento interno do estômago, causando úlceras.

 

  • Emenagogo

Esta propriedade do óleo essencial de louro é eficaz para fazer aparecer a menstruação em falta e tornar os períodos regulares. Também alivia a dor e outros problemas associados com os períodos.

 

  • Febrífugo

Uma vez que certos componentes do óleo de louro são capazes de combater infecções originam tosse, constipações, febre, etc, este óleo ajuda a reduzir a febre. A sua propriedade sudorífica também contribui para isso, já que a transpiração ajuda a abaixar a temperatura do corpo.

 

  • Inseticida

É letal para insetos e animais pequenos. É mais uma propriedade benéfica deste óleo, que ajuda a afastar os insetos. Isto pode ser usado em fumegantes, sprays, vaporizadores e noutras maneiras de manter longe os insetos.

 

  • Sedativo

Este óleo sedativo trata crises e distúrbios nervosos e ajuda a aliviar doenças como epilepsia, histeria, convulsões, ansiedade, stress, depressão, raiva etc.,

 

  • Estomacal

O estômago é a raiz da saúde e é a raiz de todos os problemas de saúde. Os problemas de saúde são o resultado de uma doença no estômago. Se ele estiver a funcionar bem, a saúde geral permanecerá bem. Isto é exatamente o que o óleo de louro faz. Ele mantém o estômago a funcionar muito bem e de boa saúde, protegendo-o de infecções, úlceras, acidez, etc.

 

  • Sudorífico

O óleo essencial de louro promove a transpiração e facilita a remoção de toxinas, excesso de sal, água e gordura do corpo através do suor. Isso torna o corpo mais leve e afasta as doenças causadas pela acumulação de toxinas, sal e água no corpo. A transpiração também abaixa a temperatura do corpo em caso de febre.

 

  • Tónico

Esta propriedade do óleo essencial de louro é benéfica para todo o corpo. Além disso, melhora as funções metabólicas, como a decomposição de alimentos e a absorção dos nutrientes por tonificar o fígado, o estômago e os intestinos, ajudando-o a crescer forte e saudável; regula o sistema excretor; as secreções endócrinas de hormonas e enzimas e também tonifica o sistema nervoso, tornando-o mais desperto e ativo, e, finalmente, estimula o sistema imunológico, protegendo-o contra infecções.

 

  • Outros Benefícios

O óleo essencial de louro é igualmente eficaz em sintomas como reumatismo, nevralgias, dores musculares, problemas de circulação, frio, infecção dental, gripe, diarreia, infecções da pele e a promover o crescimento de cabelo, a saúde geral do couro cabeludo, etc.

 

 

 

 

Fonte: I-Legumes

Gostou dos benefícios do Louro? Logo você poderá conferir aqui, várias receitas deliciosas com essa erva.    

 

 

Enviar um Comentário


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress