Inhame – Saiba mais sobre seus benefícios para o corpo

Por : | 0 Comentários | em : 24/03/2014 | Categoria: : Notícias

inhame

inhame planta

 

O inhame é um alimento funcional, eficaz para limpar as impurezas do sangue por meio da pele, dos rins e do intestino. Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Rico em zinco, a raiz aumenta as defesas do organismo.

 

inhame

 

Benefícios do Inhame

  • Ajuda No Controle De Peso

 

Os hidratos de carbono e a fibra do Inhame retardam a taxa com que os açúcares são liberados e absorvidos pela corrente sanguínea.

 

Além disso, porque o Inhame é rico em fibras, quando ingerido dá uma sensação de saciação. E mais uma vantagem, o inhame é uma boa fonte de manganésio, um mineral que ajuda no metabolismo dos hidratos de carbono e é um co-fator de várias enzimas importantes na produção de energia e de defesas antioxidantes.

 

  • Limpa O Sangue

 

É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.

 

O Inhame é uma boa fonte de vitamina B6. A vitamina B6 é necessária para o corpo a eliminar uma substância chamada homocisteína, que pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos. Uma ingestão frequente de vitamina B6 reduz o risco de doença cardíaca.

 

O Inhame é uma boa fonte de potássio, um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. A baixa ingestão de alimentos ricos em potássio, especialmente quando combinada com uma alta ingestão de sódio pode provocar hipertensão.

 

  • Fortalece O Sistema Imunológico

 

Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.

 

  • Ajuda Contra Espasmos

Seus usos tradicionais incluem o tratamento de cólicas, espasmos musculares, asma. As suas propriedades Antiespasmódicas e anti-inflamatórias tornam-o útil para tratar cãibras no estômago.

 

  • Evita Malária, Dengue, Febre Amarela

 

A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.

 

  • Ajuda Na Menopausa

 

Muitos consumidores têm encontrado produtos no mercado de inhame selvagem ou de extractos de inhame selvagem, como substâncias que podem ajudar a proporcionar uma alternativa natural para reposição hormonal em mulheres que tenham atingido a idade da menopausa.

 

Muitos desses produtos são fornecidos na forma de cremes que podem ser aplicados topicamente.

 

Também gostaríamos de acrescentar algumas informações sobre o inhame e a vitamina B6. A vitamina B6 tem sido um suplemento popular que diz respeito ao síndroma pré-menstrual (SPM) em mulheres, especialmente em conjunto com a depressão que pode ser desencadeada pela SPM.

 

Uma xícara de inhame em cubos cozidos contém 15,5% do valor diário da vitamina B6, e consideramos o inhame como uma “boa” fonte de vitamina B6 por este motivo.

 

 

Valor Nutricional – Inhame

100 g  
Calorias 116    kcal
Proteínas 1,49   g
Carboidratos 27,58 g
Gorduras 0,14   g

 

 

Fonte:  Saúde PDW /Dieta e Saúde

 

Gostou dos benefícios do Inhame? Logo você poderá conferir aqui, várias receitas deliciosas com essa raiz.    

Enviar um Comentário


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress