Goji Berry – Saiba mais sobre seus benefícios para o corpo

Por : | 0 Comentários | em : 25/02/2014 | Categoria: : Notícias

Goji-Berry

GOJI-BERRIES 2

Consumida pelos orientais há milhares de anos, a goji berry ainda é novidade no país, mas vem conquistando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros.  Originária do sul da Ásia – China, Tibete e Índia, a fruta é a sensação do momento nas dietas e destaca-se também por suas propriedades benéficas à saúde.

O consumo da goji berry regularmente pode melhorar o bom-humor, a pressão sanguínea, ajuda a controlar o colesterol e acredite, ela é usada até no tratamento de impotência sexual. Tudo isso porque a goji berry é rica em variedades de aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos, a goji berry agrada à primeira vista por ser pouco calórica. Uma colher de sopa da fruta possui cerca de 50 calorias. Contudo, seus benefícios vão muito além da balança.

 

Goji-Berry

 

Benefícios do Goji Berry

Os benefícios da Goji Barry estão associados aos seus nutrientes, inclusive bioativos da fruta. A goji berry contém cerca de 15% de proteínas, sendo 19 aminoácidos, dos quais oito essenciais, como a isoleucina e triptofano – precursor de serotonina. Pra quem não sabe, esses hormônios estão associados ao bom-humor, alegria e satisfação.

Além disso, a goji berry possui diversos minerais, incluindo o zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio e o fósforo. É rico também em antioxidantes, dos quais se destacam o beta-caroteno (maior concentração até que a cenoura), zeaxantina, luteína (protetores dos olhos) e antocianidinas (anti-inflamatórios e cárdio protetor).

A fruta se destaca, ainda, pela alta concentração em vitaminas: contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas (tem muito mais do que a laranja, por exemplo). São ricas também em vitaminas B1, B2 e B6 e vitamina E.

Dentre os compostos biotivos do goji berry, alertou Juliana Almeida, estão o beta-sisterol, que tem ação anti-inflamatória e ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, além de ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata; o cyperone, que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea; o physalin, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B; e a betaína, precursora de colina, que auxilia na redução dos níveis de homocisteína, um fator de risco para pessoas com problemas cardíacos, além de proteger a célula em nível de DNA.

 

 

Quantidade recomendada de Goji Berry

Duas colheres de sopa ao dia ou 150 ml de seu suco. Ela pode ser incluída no lugar de outra fruta, preferencialmente pela manhã.

 

 

Contraindicações

Alguns estudos nos Estados Unidos apontaram que o consumo excessivo de chás com goji berry tem ação inibitória da warfarina (medicação utilizada para evitar trombose). Seu consumo não é recomendado para quem faz uso dessa medicação.

Supõe-se que alguma substância da fruta interaja com o P450 – local no fígado onde muitos medicamentos são metabolizados. Seu consumo não é indicado para quem faz uso de medicações importantes para o controle glicêmico e de pressão, por exemplo. Recomenda-se o consumo distante do uso das medicações diárias.

 

Fontes: Hoje em dia e barra de cereal.

 

Gostou dos benefícios da Goji Berry? Logo você poderá conferir aqui, várias receitas deliciosas com dessa fruta.

Enviar um Comentário


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress