Gergelim – Saiba mais sobre seus benefícios para o corpo

Por : | 0 Comentários | em : 05/03/2014 | Categoria: : Notícias

Gergelim

Gergelim planta

 

O gergelim é uma das plantas mais antigas cultivadas pelo homem. Seu país de origem é incerto, porém alguns estudos mostram sua localização entre Ásia e a África.

A melhor forma de consumir a semente é na forma integral; crua e com casca.

O gergelim umedece e lubrifica os intestinos em função da presença de ácido linol presente na casca de gergelim, aumentando o peristaltismo intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativando a circulação sanguínea na parede intestinal. Também evita e trata a prisão de ventre e hemorróidas.

Para as gestantes que apresentam prisão de ventre, o ideal é tomar suco desintoxicantes com gergelim para tratar este problema.

O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, rico em gorduras do bem (gorduras monoinsaturadas) e com grande concentração de fibras. É indicado no controle da glicemia sanguínea (açúcar no sangue). Além disso, o gergelim apresenta grande quantidade de cálcio, ajudando no controle da massa corporal gorda, tanto na lipólise (quebra de gordura), quanto na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo. Apresenta também alto teor de fósforo e ferro e é rico em vitaminas do complexo B.

 

Gergelim

 

Benefícios do Gergelim

  • Fortalece os tendões e ossos;
  • Tonifica o fígado e os rins;
  • Tônico geral, principalmente após hemorragias;
  • Combate dores lombares e de joelhos, reumatismo;
  • Evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos;
  • Melhora a elasticidade da pele e desenvolve forte poder antioxidante nas células.
  • Ajuda no emagrecimento

O gergelim é ideal para quem procura boa forma ou mesmo uma dieta equilibrada, pois ele possui grande quantidade de fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino.

 

Ele tem o poder de aumentar a saciedade, pois apresenta uma casca rica em fibras, que leva mais tempo para ser quebrado e digerido pelo organismo, assim acaba estendendo o período de “sentir fome”. Além das proteínas que estão presentes na semente, onde também auxiliam neste processo e ainda previnem a flacidez.

 

gergelim preto

 

 

Quantidade recomendada de Gergelim

Não há estudos suficientes para ter certeza da quantidade diária exata que devemos ingerir, porém alguns estudos mostram que a ingestão de 30g/dia já nos traz benefícios, como a redução do risco de diabetes e obesidade por exemplo.

 

 

 

Valor Nutricional – Gergelim

100 g 1 Colher de Sopa (rasa)
Calorias 584  kcal 46,72 kcal
Proteínas 21,2 g 1,7     g
Carboidratos 21,6 g 1,73   g
Gorduras 50,4 g 4,03   g

 

 

 

Fonte: A Nutricionista

 

Gostou dos benefícios do Gergelim? Logo você poderá conferir aqui, várias receitas deliciosas com essa semente.    

Enviar um Comentário


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress