Couve-Flor – Saiba mais sobre seus benefícios para o corpo

Por : | 0 Comentários | em : 16/04/2014 | Categoria: : Notícias

couve flor

couve flor

A couve-flor é um alimento nutritivo que proporciona vários benefícios para a saúde do ser humano.

A couve-flor é um alimento que deve fazer parte de uma dieta equilibrada e saudável seja ela uma dieta normal ou uma dieta de emagrecimento.

A couve-flor é um alimento nutritivo, rico em vitaminas e sais minerais importantes para a saúde do ser humano.

A couve-flor é rica em vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina C e vitamina K.

Quanto aos sais minerais a couve-flor é uma excelente fonte de cálcio, cloro, enxofre, ferro, fósforo, magnésio, silício e sódio.

Além nutritiva, a couve-flor é um alimento saudável de fácil digestão.

 

 

 

Benefícios da Couve-Flor

 

  • Promove a desintoxicação do fígado

Sabemos agora que os vegetais crucíferos contêm glicosinolatos e tiocianatos (incluindo sulforafano e isotiocianato). Estes compostos aumentam a capacidade do fígado para neutralizar substâncias potencialmente tóxicas.

Se as moléculas potencialmente tóxicas não são corretamente e rapidamente neutralizadas pelo fígado, elas podem danificar as membranas das células e moléculas como o ADN no núcleo da célula. Esses danos podem iniciar uma reação em cadeia que pode eventualmente levar a célula a carcinogêneas, desregulamentação e crescimento descontrolado.

Muitas enzimas encontradas na couve-flor também contribuem para o processo de desintoxicação. Essas enzimas incluem glutationa transferase, glucuronosil transferase e redutase quinona.

 

  • Otimiza a desintoxicação suas células, e a sua capacidade de limpeza

Há cerca de 20 anos, que muitos fito nutrientes trabalham como antioxidantes para desarmar os radicais livres antes que eles possam danificar o ADN, as membranas celulares e as moléculas de gordura que estas contêm, como o colesterol. Agora, novas pesquisas revelam o trabalho dos fito nutrientes crucíferos, como na couve-flor, a um nível muito mais profundo. Estes compostos são realmente um sinal de nossos genes para aumentar a produção de enzimas envolvidas na desintoxicação, num processo de limpeza através do qual o nosso corpo elimina compostos nocivos.

Os fito nutrientes presentes em vegetais crucíferos iniciam uma dança intricada dentro das nossas células em que os elementos de resposta direta do gene e o equilíbrio entre as etapas de dezenas de parceiros de enzimas de desintoxicação celular, executam o seu papel protetor em perfeito equilíbrio com os outros dançarinos. A sinergia natural dos resultados otimiza a capacidade das nossas células para desarmar e limpar os radicais livres e toxinas, incluindo agentes cancerígenos em potencial, que podem fazer com que as crucíferas apareçam para baixar o nosso risco de câncer de forma mais eficaz do que qualquer outro legume ou fruta.

Estudos recentes mostram que aqueles que comem mais vegetais crucíferos têm um risco muito menor de contrair cancro da próstata, colo-retal e do pulmão.

 

  • Reduz o risco do cancro de próstata.

Um estudo efetuado em 29361 pessoas que incidia sobre órgãos como a próstata, pulmão, colo-retal e cancro do ovário Screening Trial descobriu que homens que comiam mais de uma porção de brócolis ou couve-flor, reduziam a cada semana quase para metade o risco de desenvolver o estágio avançado de câncer de próstata (e câncer que se espalhou além da próstata), em comparação com os seus colegas que comiam esses vegetais menos de uma vez por mês.

 

  • Oferece Proteção contra a Artrite Reumatoide

Embora um estudo em animais de laboratório sugira que altas doses de vitamina C suplementar causam osteoartrite, um tipo de artrite degenerativa que ocorre com o envelhecimento, outro indica que os alimentos ricos em vitamina C, como a couve-flor, fornecem proteção contra os seres humanos com poli artrite inflamatória, uma forma de artrite reumatoide que envolve duas ou mais articulações.

Os resultados, apresentados no anuário das doenças reumáticas foram retirados de um estudo em mais de 20.000 indivíduos que mantiveram diários da dieta e sofriam de artrite livre quando o estudo começou, e incidiu sobre doentes que desenvolveram poli artrite inflamatória e temas semelhantes que permaneceram livres de artrite durante o período de acompanhamento.

Indivíduos que consumiram menores quantidades de alimentos ricos em vitamina C mostraram uma probabilidade três vezes maior de desenvolver artrite do que aqueles que consumiram maior quantidade.

 

  • Boa para o coração

O consumo de vegetais crucíferos, como a couve-flor, é conhecido por reduzir o risco de uma série de cânceres, especialmente o de pulmão, cólon, mama, ovário e cancro da bexiga. Atualmente, a pesquisa revela que as crucíferas proporcionam benefícios significativos ao nível cardiovascular.

 

 


Valor Nutricional – Couve-Flor

100 g  
Calorias 25      kcal
Proteínas 1,99   g
Carboidratos 5,21   g
Gorduras 0,21   g

 

 

Fonte: I-Legumes / Dieta Alimentar

Gostou dos benefícios da Couve-flor? Logo você poderá conferir aqui, várias receitas deliciosas com esse vegetal.    

 

 

Enviar um Comentário


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress