Cenoura – Saiba mais sobre seus benefícios para o corpo

Por : | 0 Comentários | em : 25/03/2014 | Categoria: : Notícias

cenoura

cenoura planta

 

Originária do Afeganistão, a cenoura é uma grande fonte de vitamina A, cujas necessidades diárias podem ser quase que totalmente supridas com apenas cem gramas deste legume. Desde o ano 500 antes de Cristo, quando foram registadas as suas primeiras sementes, que a cenoura era cozida em ensopados para curar doentes.

Os benefícios da cenoura, chegada à Europa no século XIII, são imensos. Rica em vitamina A, que contribui para o bom estado da visão, da pele e das mucosas, a cenoura contém muitos sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.

 

 

cenoura

 

Benefícios da Cenoura

 

  • Melhora a visão

A velha citação que diz que as cenouras são “boas para os olhos” é uma das poucas que está correcta. As cenouras são ricas em beta-caroteno, que é convertido em vitamina A no fígado. Vitamina A é transformada em rodopsina na retina, um pigmento necessário para visão nocturna.

Também está provado que o beta-caroteno protege contra a degeneração ocular e contra as cataratas. Um estudo descobriu que pessoas que comem cenoura têm 40% menor risco de degeneração ocular do que aquelas que consumiram pouco.

 

 

  • Prevenção do cancro

Estudos têm demonstrado que a cenoura reduz o risco do cancro do pulmão, da mama e do cólon. Pesquisadores descobriram que contem falcarinol e falcarindiol que tem propriedades anti-cancro.

O falcarinol é um pesticida natural, produzido pela cenoura que protege as suas raízes de doenças fúngicas. As cenouras são uma das fontes mais comuns deste composto. Um estudo mostrou que os ratos que comiam cenouras apresentavam 1/3 de menos risco de cancro.

 

 

  • Anti-Aging

O alto nível de beta-caroteno actua como um antioxidante contra danos celulares, ajudando a retardar o envelhecimento das células.

 

 

  • Pele saudável e brilhante

Vitamina A e os antioxidantes protegem a pele dos danos do sol. Deficiências de vitamina A causam secura de pele, cabelo e unhas. A vitamina A previne a formação precoce de rugas, acne, pele seca, pigmentação, manchas e tom de pele irregular.

 

 

  • Um poderoso anti-séptico

São conhecidas por prevenir a infecção. Podem ser usadas cortadas, ralada, cozida, crua ou amassada.

 

  • Previne doenças cardíacas

Estudos mostram que dietas ricas em carotenóides estão associadas a um menor risco de doenças cardíacas. A cenoura tem betacaroteno e também alfa-caroteno e luteína.

O consumo regular de cenouras também reduz os níveis de colesterol, porque as fibras solúveis ligam-se com os ácidos biliares.

 

  • Limpar o corpo

A vitamina A auxilia o fígado na liberação das toxinas do corpo. Reduz a gordura no fígado e na bílis. As fibras presentes nas cenouras ajudam a limpar o cólon e acelerar o movimento dos resíduos.

 

 

  • Dentes e gengivas saudáveis

A cenoura limpa os dentes e a boca. Raspa a placa bacteriana e retira os alimentos e partículas como uma escova ou pasta de dentes. As cenouras estimulam as gengivas e provocam muita saliva que, sendo alcalina, equilibra as bactérias da boca. Os minerais das cenouras evitam danos nos dentes.

 

 

  • Evita o acidente vascular cerebral

Após todos os benefícios descritos acima não é nenhuma surpresa que, num estudo da Universidade de Harvard, se tenha verificado que as pessoas que comem mais de seis cenouras por semana são menos propensas a sofrer um derrame do que aquelas que comem apenas uma cenoura por mês ou menos.

 

 

 

Valor Nutricional – Cenoura

100 g  
Calorias 20      kcal
Proteínas 1,9     g
Carboidratos 3,4     g
Gorduras 0,4     g

 

 

Fonte:  Medicina Tradicional Chinesa / Revista Dada

 

Gostou dos benefícios da Cenoura? Logo você poderá conferir aqui, várias receitas deliciosas com essa raiz.    

Enviar um Comentário


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress