Aipim – Saiba mais sobre seus benefícios para o corpo

Por : | 0 Comentários | em : 28/03/2014 | Categoria: : Notícias

aipim

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

O Aipim (mandioca ou macaxeira) é um dos alimentos mais conhecidos e mais consumidos no Brasil. Trata-se de um prato típico indígena, sendo usada em várias receitas em quase todas as regiões brasileiras. É um alimento rico em fibras, vitaminas e carboidratos, que garante muita energia para o nosso corpo. Essa raiz tuberosa possui propriedades que ajudam a aumentar os níveis de serotonina (responsável pela sensação de bem estar) no nosso cérebro.

Planta da espécie Manihot Esculenta, da qual fazem parte de mais de 7000 espécies, encontrada nativo na região sudeste da Amazônia. É cultivada em diversas regiões tropicais e subtropicais do mundo, por se tratar de uma planta com raízes comestíveis.

As raízes tuberosas são as partes mais consumidas do Aipim, sendo considerada uma excelente fonte de carboidratos, vitaminas e quantidades de amido. Esses elementos são essenciais para o nosso organismo e para nossa saúde.

 

 

aipim

 

 

Benefícios do Aipim

  • Ajuda a manter os ossos saudáveis e a controlar os impulsos nervosos;

 

  • Possui carboidratos, tendo alto valor energético e não contém proteínas. Ela é rica em sais minerais, como o cálcio, ferro e fósforo. Além de possuir vitaminas do complexo B e grandes quantidades de potássio;

 

  • É uma excelente fonte de fibras vegetais, que ajudam no bom funcionamento do intestino;

 

  • É rico em amido. Uma grande vantagem é que não possuem glúten, podendo ser consumida por pessoas portadoras de doenças celíacas (que tem intolerância ao glúten);

 

  • Além das funções nutricionais, o Aipim pode ser utilizado para o tratamento externo de artrite, edemas e abscessos;

 

  • O consumo dessa raiz também ajuda na produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar) no nosso cérebro.

 

 

 

Valor Nutricional – Aipim

100g    
Calorias 120    kcal
Proteínas 3,11   g
Carboidratos 26,9   g
Gorduras 0,39   g

 

 

Fonte:  Mundo das Tribos

Gostou dos benefícios do  Aipim ? Logo você poderá conferir aqui, várias receitas deliciosas com essa raiz.    

Enviar um Comentário


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress